• Palmital, 24 de Abril de 2019.

Termina hoje (27) o prazo para justificar a ausência no 2° turno

Hoje (27) é o último dia para justificar a ausência no segundo turno das eleições gerais de 2018, que aconteceram no dia 28 de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os brasileiros entre 18 e 70 anos que não votaram e nem justificaram o voto precisam regularizar a situação, sob pena de multa.
Para justificar, o eleitor faltante deve ir diretamente aos cartórios eleitorais ou acessar o site do TSE, preencher um formulário de dados e anexar um comprovante do motivo da ausência. Os documentos devem ser entregues no cartório eleitoral ou enviado por correio ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor é inscrito.
Deixar de regularizar a situação pode causar ainda mais empecilhos ao eleitor, como fazer matrícula em universidades, tirar o passaporte, tomar posse em cargos públicos e receber o salário, em caso de servidores públicos. Se o eleitor acumular três ausências consecutivas não justificadas, o título é cancelado.
Os eleitores com idade entre 16 anos a 18 anos e os maiores de 70 anos, além dos analfabetos, pertencentes ao grupo dos votos facultativos, não precisam justificar a ausência. Os portadores de deficiência física ou mental que possuem dificuldades para o cumprimento das obrigações eleitorais também são dispensados da justificativa.

Rede Sul de Notícias