• Palmital, 20 de Fevereiro de 2019.

Detran Paraná diminui burocracia para emplacamento no modelo Mercosul

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) publicou uma portaria para tornar mais eficiente o emplacamento das placas do Mercosul em veículos registrados no Paraná. Agora, com a determinação divulgada nessa quarta feira (16), o estampador fica autorizado a colocar a placa nos veículos em pátios de empresas, concessionárias e revendedores ou fabricantes e montadoras de veículos, depois do devido registro e licenciamento.
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que esteve na sede do órgão para anunciar redução nos valores de algumas taxas do Detran, afirmou que a medida diminui a burocracia do emplacamento.
O novo sistema de placa de identificação no padrão Mercosul é uma determinação do Governo Federal e já foi adotado no Paraná. As fabricantes e estampadoras de placas precisam se credenciar junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e fazerem um recadastramento no Detran-PR para serem autorizadas a fabricar e estampar as placas. Até então, as fabricantes só precisavam ser cadastradas no Detran-PR.
RSN