• Palmital, 17 de Janeiro de 2020.

Mais da metade do público-alvo ainda não tomou a vacina da gripe, no Paraná

Um levantamento preliminar da Secretária de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) apontou que mais da metade das pessoas que deveriam receber a vacina contra a gripe no estado ainda não se imunizou. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (6).
Até o sábado (4), quando houve o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o Paraná havia vacinado mais de 1,5 milhão de pessoas, segundo a Sesa. O número representa 47,1% do público-alvo da campanha.
A campanha começou no dia 10 de abril e segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que determinou os grupos que devem receber a vacina contra a gripe. Quem deve receber a vacina.
Pessoas com 60 anos ou mais;
Gestantes;
Mães de bebês nascidos há até 45 dias;
Crianças entre seis meses e cinco anos de idade;
Pessoas com doenças crônicas (que apresentem prescrição médica);
Professores;
Indígenas;
Pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional;
Trabalhadores da saúde;
Profissional das forças de segurança.O grupo de mulheres que tiveram bebê recentemente é o que tem melhor cobertura vacinal até agora. De acordo com a Sesa, 72,1% das mulheres foram imunizadas. Na sequência vem o grupo dos indígenas, com 71,2%, e os idosos, com 57,9%.
A Sesa informou que espera vacinar 3,3 milhões de pessoas no Paraná até o dia 31 de maio, quando a campanha de vacinação contra a gripe termina.
Fonte: G1 PR