• Palmital, 18 de Setembro de 2020.

Secretaria de Meio Ambiente de Palmital participa de Encontro Estadual sobre resíduos sólidos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Palmital, através da Secretária Rosilda Gomes da Silva participou em Curitiba de uma reunião com o Grupo R-20, formado pelos 399 municípios do Estado, para discutir Gestão de Resíduos Sólidos, com foco para a logística reversa de pneus, logística reversa funciona assim: todo o produto que é utilizado e depois não pode ser descartado no aterro sanitário e muito menos no meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada, entre quem usou e quem fabricou, ou seja, o material deve retornar ao ponto de origem, assim, o consumidor faz o descarte correto e o fabricante realiza a coleta para o reaproveitamento adequado.
Estamos falando de geladeiras usadas, pilhas, computadores e outros objetos. Palmital está firmando parcerias e realizando um trabalho sério nesse sentido.
Durante esta reunião, o Secretário Márcio Nunes do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, disse, que o Paraná é o único Estado do Brasil que terá 100% dos municípios atendidos no recolhimento de pneus que não servem mais para o uso, além da equipe técnica do governo participaram, promotores de justiça, representantes de associações de catadores e secretarias municipais de Meio Ambiente, com o objetivo de discutir o planejamento e as ações propostas no Plano Estadual  e Política Nacional de Resíduos Sólidos de acordo com a lei.
Um trabalho de preservação ambiental que depende da conscientização e da ação de cada cidadão para produzir os resultados necessários.