• Palmital, 26 de Maio de 2018.

IAP notifica 30 indústrias por lançamento irregular de efluentes

Instituto Ambiental do Paraná (IAP) notificou 30 indústrias do estado por lançamento irregular de efluentes, conforme divulgado pelo próprio órgão nesta quinta-feira (23).
Técnicos do instituto percorreram 596 indústrias para verificar como os efluentes estão sendo lançados. Eles coletaram, até o fim de outubro, amostras para checar o cumprimento de condicionantes impostas nos licenciamentos ambientais do empreendimentos.
De acordo com a legislação nacional, o IAP precisa primeiro notificar o empreendimento para, depois de 60 dias, caso o problema não seja resolvido, aplicar infrações.
“Com o resultado das análises de amostras colhidas em momentos diferentes, o IAP tem provas científicas do descumprimento do licenciamento vigente e que servirá como base de informações para a deliberação sobre a sua renovação ou não. Isso nos dá mais segurança técnica, jurídica e credibilidade no processo de licenciamento e monitoramento das indústrias no estado”, esclarece a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Chaves.
As informações obtidas a partir do levantamento atualizarão os dados do IAP referentes ao potencial poluidor dos efluentes líquidos e de carga poluidora industrial no Paraná.
“Com base nisso será possível saber a real situação das bacias hidrográficas no que se refere as cargas poluidoras e incrementar o trabalho de gestão para reduzir o lançamento dessas cargas. Poderemos deliberar com mais segurança sobre a renovação dos licenciamentos já concedidos e na concessão de novas licenças”, disse o presidente do órgão, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
G1